3º Curso de Formação de Instrutores em Fatores Humanos
de 06/10/2025 a 10/10/2025
CRM NA AVIAÇÃO
Objetivos do Curso
O curso de Fatores Humanos tem como objetivo capacitar profissionais para identificar, compreender e mitigar riscos psicossociais no ambiente de trabalho, com foco no comportamento humano, tomada de decisão, comunicação, estresse e fadiga. Ele oferece fundamentos práticos para a implementação de programas de Gerenciamento de Riscos Psicossociais, em conformidade com a NR 1, promovendo segurança, bem-estar e desempenho organizacional.
- Vulnerabilidades Humanas: Obter conhecimento dos fatores que reduzem o desempenho humano.
- Redução do Absenteísmo: Capacitar os instrutores em transmitir de modo eficaz o treinamento em fatores humanos, tornando efetiva a redução nos índices de absenteísmo, promovendo o autocuidado.
- Elevação da Qualidade, Produtividade e Segurança: Promover ambientes seguros e produtivos através do conhecimento dos riscos, ameaças e a forma como gerenciá-los.
Para quem se destina este curso?
- Profissionais da aviação que buscam qualificação como facilitador em CRM.
- Profissionais de quaisquer ramos da indústria, saúde, offshore, etc que buscam qualificação como instrutores em fatores humanos.
- Profissionais que já estejam qualificados como instrutores/facilitadores em Fatores Humanos/CRM que buscam atualização e reciclagem.
- Demais pessoas que se interessem em conhecer, gerenciar e ensinar os fatores debilitantes do desempenho humano.
Qual a importância dos Fatores Humanos nas Organizações?
Fatores Humanos é um campo multidisciplinar voltado para otimizar o desempenho e reduzir o erro humano. Incorpora os métodos e princípios das ciências sociais e do comportamento, engenharia e fisiologia.
Facilitador de CRM ou de Fatores Humanos é um profissional capacitado em introduzir os conceitos e a filosofia de CRM dentro de uma organização através de treinamentos.
A filosofia de CRM pressupõe que cada membro de equipe é falível e que os erros e as ameaças devem ser gerenciados.
Para um treinamento de Fatores Humanos efetivo, é necessário realizar um diagnóstico da cultura organizacional, o qual poderá fornecer informações essenciais para o planejamento, aplicação e manutenção do programa.
Por que integrar Fatores Humanos aos treinamentos da NR-01?
INSTRUTORES

Reynaldo Pinto Ribeiro
Diretor da Mitigaction
Responsável pelo Curso de Formação de Instrutores de Fatores Humanos.
Formado em Mecatrônica com pós graduação em Qualidade na USP.
Investigador de Acidentes Aeronáuticos pelo CENIPA e Gerente de Segurança Operacional pela ANAC.
Nas áreas de fatores humanos, qualificou-se em 2007 como Facilitador de CRM pela ANAC, RD do Programa de Uso Abusivo de Álcool e Drogas, curso de Fadiga pela Fatigue Science e HFACS pelos doutores Scott Shappell & Doug Wiegmann.
Seu treinamento possui conteúdo envolvente e atual, como Coaching, Human Factors Classification System (HFACS), Fatigue Risk Management, Uso Abusivo de Álcool e Drogas, Neurociência, Ergonomia, MRM (manutenção de aeronaves), SRM (single pilot), etc...

Fabiana de Almeida Oliveira
Psicóloga Clínica
Coordenadora do Curso de Formação de Instrutores de Fatores Humanos.
Formada pelo CENIPA - Investigação no Fator Humano aspecto psicológico.
Atuou como docente do curso de Ciências Aeronáuticas da Disciplina de CRM.
Atuou na área de Safety de empresas aéreas como Psicóloga na área de Investigação de incidentes.
Atualmente presta assistência aos Tripulantes de empresa aérea no que tange o aspecto psicológico.
Facilitadora de CRM.

Daniela Gonçalves
Consultora de T&D pela Veraque, para temas de Fatores Humanos e Cultura de Segurança em Organizações de Alta Confiabilidade (HRO).
Docente em cursos de graduação nas áreas de gestão e da disciplina de CRM em escolas de aviação e pós-graduação em safety.
25 anos de experiência no segmento aeronáutico com certificações nos âmbitos de Prevenção de Acidentes, Fatores Humanos, Safety Management System (SMS) em instituições como International Air Transport Association (IATA), International Civil Aviation Organization (ICAO), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) entre outras como as fabricantes de aeronaves Airbus e Boeing. Formação em Facilitador de CRM pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC, 2004) e Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA, 2008).
Experiência como Head de Treinamento da área de Fatores Humanos (CRM) na LATAM Airlines Group, no Chile, liderando equipes multiprofissionais em ambientes geograficamente dispersos, conduzindo diretrizes a países da América do Sul, E.U.A e Europa tendo como resultado da gestão: 150 facilitadores formados de 18 nações e seus territórios, impactando em 40.000 colaboradores treinados em um período de 04 anos.

Márcia Fajer
Membro fundador e vice-presidente da
Associação Brasileira de Psicologia de Aviação
Doutora em Ciências e Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Publica da Universidade de São Paulo; graduada em Psicologia com especialização em Psicologia Educacional e Escolar, Gerenciamento de Incidentes Críticos e Ergonomia em Sistemas de Produção.
Docente de Fatores Humanos e Ten. Cel. da Reserva da Força Aérea Brasileira, elemento credenciado em fator humano pelo CENIPA desde 1986 e facilitadora de CRM pela ANAC desde 2005. É membro fundador da Associação
Brasileira de Psicologia de Aviação e sua atual vice-presidente.

Rosa Scal
Consultora Especialista em Gestão de Pessoas
Proprietária da SCALARH Assessoria e Gestão Empresarial, atuo como executiva na área de Gestão de Pessoas e Qualidade, com mais de 30 anos de experiência. Formada em Química Industrial, com especialização em Qualidade e Produtividade e pós-graduada em Administração de RH, além de formação em Executive Coaching. Forte atuação em gestão de mudanças e reestruturações organizacionais, além da implantação de projetos estratégicos para a estruturação de todos os subsistemas de RH. Palestrante em treinamentos técnicos, comportamentais e de desenvolvimento de liderança, certificada como Analista DISC internacional e estudante de Grafologia.

Mauro Matias
Psicólogo e Neuropsicólogo
Atendimento clínico especializado aos aeronautas e aeroviários em Psicoterapia Interpessoal, aconselhamento psicológico e acompanhamento psicológico em situações de luto, relacionamentos interpessoais, conflitos e violência familiar, ansiedade, depressão, apoio aos grupos de pais/ mães, acompanhamento de PVHIV, abuso de substâncias. Formação multidisciplinar em Medicina do sono (AFIP/I.SONO), extensão universitária em uso abusivo de álcool e drogas, MBA em gestão de pessoas pela UFF, pós-graduado em educação corporativa, formação em avaliação e manejo de crise suicida. Mestrando em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP, área de concentração saúde do trabalhador e o uso de substâncias psicoativas na aviação civil, pesquisador Capes com atuação na parceria ANAC/USP sobre os principais eventos de segurança operacional e causas associadas relacionadas às atividade de fiscais de pátio e motoristas diversos nas áreas de movimentação nos aeródromos de Marte, CGH,GRU. Autor do primeiro mapeamento biopsicossocial do aeronauta brasileiro, autor do capítulo 4 do livro Saúde a bordo abordando tema sobre a saúde mental dos trabalhadores aeronautas: a incidência de afastamentos de pilotos e comissários de voo por CID F. Atuou como tripulante de cabine e instrutor de solo em treinamentos técnicos, comportamentais e corporativos na VARIG e GOL no período de 1986 a 2020.

Eliana Meggiolaro
Diretora-proprietária da EM Assessoria em Negócios/ Essencialmente NÓS – Mentoria e Advice Humanizado.
15 anos em multinacional do setor químico e 10 anos de experiência em multinacional fabricante de equipamentos de segurança no trabalho em altura para o setor O&G, mineração, energia eólica e indústrias em geral. Graduada em Administracão, pós-graduação em Marketing, MBA em Gestão de Pessoas e especialização em Neurociência, Psicologia Positiva e Terapia Cognitiva Comportamental.

Laura Antunes
Psicóloga Clínica
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da USP (IPUSP); Docente do curso de Graduação de Psicologia do UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo); Professora e Supervisora do Projeto AutoEstima do Governo do Estado de SP; Especialista em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica); Facilitadora de CRM credenciada pela ANAC; Investigadora de Acidentes Aeronáuticos na área do Fator Humano, formada pelo CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos); Instrutora do curso de Formação de Comissários de Voo na Eagles e CEAB; Coorganizadora do livro “A Psicologia em Acidentes e Desastres Aéreos”; Formada no curso de Atenção e Intervenção em Crises de Emergência Pós-Desastres pelo 4 Estações Instituto de Psicologia e no Curso de Morte e Luto pela Prestar Cuidados em Psicologia; Formada em Redução do Risco de Desastres pelo Centro Internacional de Formação, Organização Internacional do Trabalho da ONU – CIF/OIT/ONU, Turim, Itália.

Rufino A S Ferreira
Cel Aviador da FAB, Consultor de Segurança Operacional
43 anos de aviação
Piloto militar e Comandante de Linha Aérea. Especializado em Prevenção e Investigação de Acidentes com formação na AFA, CENIPA e CURSOS no USC, FAA e NTSB. 30 anos de SIPAER, vasta experiencia como Investigador de Acidentes Aeronáuticos na aviação civil. INSPAC nacional (TAM) e internacional (VARIG). Chefe do 3° Serviço Regional de Aviação Civil (RJ,BH,ES). Cmt e Gerente de Investigação e Promoção da Segurança na AZUL Linhas Aéreas. OBSERVADOR MILITAR DA ONU (UNMO) na UNAVEM III em ANGOLA.
Atualmente presta consultorias com a RV Consultoria de Segurança onde partilha suas experiências no mundo da aviação tendo como propósito: A Obrigação com a Segurança pela Vida.